5 dicas para a captação de novos alunos

Como conseguir mais alunos para a sua escola seguindo estas sugestões

31/05/2017 Tecnologia na Escola

Como conseguir mais alunos para a sua escola seguindo estas sugestões:

Para as escolas particulares, mais alunos significam mais clientes. E um maior número de clientes significa a melhora na qualidade e eficiência da entrega de um bom produto. Como transformar o produto ‘educação’ em algo mais atraente?

Segundo o autor Thomas Ransom Giles, o advento da escola pública (como o conhecemos hoje) surgiu com o crescimento das cidades, cuja dinâmica social e cultural era muito mais complexa do que no meio rural.

Havia a necessidade de se ter um maior conhecimento da política, da cultura e maior desenvolvimento intelectual para preparar os cidadãos para um novo estilo de vida – além de se ter uma mão-de-obra minimamente especializada para o trabalho nas primeiras fábricas durante os primeiros anos da Revolução Industrial.

Hoje, a escola vai muito além do ‘mínimo necessário’. É preciso um cabedal de conhecimento cada vez maior para se destacar no mercado de trabalho. Não apenas no sentido de se ‘memorizar’ mais informação, mas também saber interpretá-la e aplicá-la.

Por este motivo, os pais estão cada vez mais alertas sobre o conteúdo e a qualidade do ensino que as escolas podem oferecer aos seus filhos – e isto é mais importante ainda no caso do ensino básico e fundamental.

Como aumentar a captação de novos alunos?

1 – Apresente o melhor custo/benefício

Quando se trata de educação, muitos pais não medem esforços financeiros para oferecer aos seus filhos o melhor. Porém, a barganha não está fora de cogitação.

Todos estão cientes que os custos de uma escola particular vão além das mensalidades: inclui-se também a compra do material didático e as refeições, por exemplo.

Escolas que facilitam neste campo, oferecendo parte do material e tendo um refeitório com alimentos a preços módicos, ou mesmo oferecendo a refeição inclusa na mensalidade, costumam ter maior preferência. A chave é fazer os pais perceberem vantagens na sua oferta.

Bolsas de estudo também são muito apreciadas. A escola pode considerar oferecer estas regalias à alunos que realmente demonstram ter grande potencial – sem falar que ex-alunos que ganham destaque no mercado de trabalho também podem servir como uma publicidade para a própria instituição.

2 – Mostre a segurança física e emocional

Proporcionar aos filho um ambiente tranquilo para o estudo também está no topo das prioridades. Escolas não são escolhidas apenas pela sua grade curricular e seus preços, mas também pelo ambiente que proporcionam.

Escolas localizadas em regiões mais tranquilas em termos de segurança pública são sempre as primeiras a serem escolhidas. Aquelas que investem em segurança particular também.

Campanhas de conscientização contra o bullying costumam ser muito bem-vistas pelos pais, que hoje também se preocupam com o desenvolvimento psicológico de seus filhos. Professores e pedagogos sempre devem ficar atentos à este tipo de prática, sobretudo nas escolas de ensino básico.

3 – Conte com uma comunicação eficiente

A rapidez com que os pais podem ficar sabendo das atividades da escola, ou mesmo serem informados sobre qualquer tipo de evento incomum é essencial.

Escolas que implementam as novas tecnologias para a comunicação são sempre bem-vistas. Quanto menos ‘cliques’ um pai ou uma mãe precisar dar para poder se comunicar com a escola, melhor será. E quanto mais depressa eles forem informados sobre qualquer situação, também será melhor.

A importância de se estar na mídia também ajuda a captar novos alunos, pois os futuros clientes precisam saber que a escola existe. A divulgação do nome da instituição nas redes sociais e a manutenção da marca são vitais para qualquer tipo de empresa – não importa a área.

Naturalmente, a maioria das escolas de ensino básico, muitas vezes geridas de forma ‘familiar’, podem carecer de profissionais que tenham esta expertise.

4 – Use das atividades extracurriculares

Escolas que oferecem atividades adicionais ao currículo básico, como judô, pintura, dança, teatro e outras atividades esportivas e lúdicas, são sempre preferenciais.

Muitos pais possuem vidas atarefadas. A possibilidade de deixar o filho na escola por um tempo maior é sempre atraente para eles – mas somente se eles tiverem a certeza que seus filhos estarão se desenvolvendo e fazendo coisas produtivas.

5 – Sua escola é uma vitrine

Consumidores apreciam uma apresentação atraente do produto. E isto não é diferente quando os produtos são os serviços que sua instituição de ensino pode oferecer.

Uma escola deve estar sempre preparada para receber a visita dos pais e futuros alunos. Muitas escolas preferem marcar dias e horários específicos para estas apresentações, mas o ideal é que estrutura escolar e a equipe estejam sempre preparadas.

Receber os pais à qualquer momento também ajuda a demonstrar que a instituição não tem nada a esconder ou não precisa fazer “o caminho da noiva” – isto é, não precisa arrumar a casa apenas porque vem visita.

O engajamento da equipe, a organização constante, limpeza e preparo da administração para poder responder todas as perguntas é essencial. Treinamento especializado em visitação da escola é uma boa pedida.

Estas são apenas cinco das muitas dicas que sua escola pode por em prática imediatamente. O desafio que é conseguir novos alunos deve ser sempre encarado com seriedade e dedicação!

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de outras dicas como esta que podem te ajudar na captação de novos alunos e, também, no dia a dia da escola!

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